Pular para o conteúdo principal

COMO EMULAR APLICAÇÃO NO CELULAR ANDROID VIA USB? - IONIC CORDOVA

 


  Muitos computadores, assim como o meu, não possuem uma boa configuração para rodar a AVD do Android Studio para compilar aplicações feitas utilizando Ionic, mas existe uma maneira mais leve de realizar está tarefa a partir da ferramenta Cordova.

Para que o processo seja bem sucedido, é necessário que você tenha instalado todos os passos deste artigo. Basta clicar e ser redirecionado.

ATIVANDO MODO DESENVOLVEDOR NO APARELHO

O modelo que utilizo é o moto g6 play com android versão 9, caso o seu possua parâmetros semelhantes, siga os passos abaixo para habilitar a opção de desenvolvedor:

Vá em configurações > Sistema > Sobre o dispositivo e clique 7 vezes sobre "Número da versão". Após, irá aparecer um toast dizendo que o modo de desenvolvedor está ativado!


Após, volte para "Sistema" e clique em "Opções de desenvolvedor", arraste um pouco para baixo e ative a depuração USB. Isso permitiria que a máquina transfira arquivos de uma forma mais "dinâmica" para compilar sua aplicação.


Prontinho! Agora vamos para a próxima etapa...

COMPILANDO A APLICAÇÃO

Conecte seu dispositivo no USB de sua máquina, abra seu projeto no Visual Studio Code e abra o seu terminal Git Bash, cmd ou PowerShell (caso os scripts estejam ativados) na pasta de seu projeto e digite o comando:

  adb devices -l    

Se tudo ocorrer bem, seu dispositivo será listado desta maneira:


Agora digite o comando:

  ionic cordova run android -l    

O "-l" faz com que o projeto seja rodado ao vivo, ou seja, ao editar e salvar um código, a aplicação será recarregada automaticamente no dispositivo. Em caso de erro, tente utilizar apenas ionic cordova run android

Agora seja BASTANTE paciente, só cesse a operação em caso de um erro surgir de maneira que encerre o processo.  Possuir um SSD seria ideal para realizar está operação, mas se não for o seu caso - assim como não é o meu - faça um chá enquanto as instalações são realizadas.

E caso de aparecer um dialogo sobre a implantação do capacitor, apenas clique em "enter" para continuar o processo.

Talvez o terminal solicite a instalação de algumas dependências, como o ionic-native, apenas dê um "npm install" e realize novamente o processo. Se ocorrer bem, aparecerá algo parecido com isso:




Após tudo ocorrer bem, você verá sua aplicação no seu dispositivo. 



É possível realizar inspeções da aplicação utilizando o navegador, no Chrome, digite na URL "chrome://inspect" e clique em inspecionar seu dispositivo. Agora você tem a maioria das facilidades que o desenvolvimento web proporcionaria. 

Obrigado pela atenção ao ler o artigo, e espero ter ajudado! :D


Autor do Artigo: Guilherme Santos Maciel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRO PROJETO IONIC USANDO ANGULAR

Neste tutorial, mostrarei como estar criando o seu primeiro projeto IONIC utilizando a tecnologia Angular. Para começarmos, é necessário que você tenha instalado algumas dependências, clicando aqui você pode estar conferindo-as. Agora que tudo está nos trinks, vamos iniciar com o nosso primeiro projeto em IONIC! CRIANDO UMA PASTA DE PROJETOS É importante possuir pastas separadas para cada coisa no seu HD, além de agilizar na hora da busca, deixa uma satisfação maior para trabalhar. Como estudo um número razoável de tecnologias, deixo uma pasta "projetos" no "C:" e crio pastas de acordo com a tecnologia que irei utilizar. Para alguns tipos de projeto, como em PHP que necessita de um programa para ser compilado, isso pode não ser viável, mas daí em diante é apenas questão de adaptação. CRIANDO O PROJETO Criado o seu cantinho para projetos, começaremos com a aplicação. Ela é feita inicialmente pelo terminal, o console do cmd funciona bem para esse trabalho. Um truque